Princípios da Fotografia - Introdução


Não sei se sabem mas sou professora teórica de fotografia e vou começar a escrever aqui os princípios básicos para uma boa foto.

Hoje em dia o fotógrafo sobre uma grande rejeição pela sociedade, e algumas pessoas até acham o trabalho inútil pois quem nos dias atuais não porta uma câmera fotográfica? Quem não tem um celular em mãos com todos os recursos e filtros necessários para deixar uma foto qualquer “linda”? Difícil não é mesmo? Todos no século atual estão munidos de tecnologia que contém meios acessíveis à fotografia.

Mas  isso não significa dizer que todos que possuem uma câmera são fotógrafos! Não. não. não… Não mesmo! Rss! Saibam que todos ou a grande maioria dos verdadeiros profissionais conhecem muito mais que simples filtros do instagram ou de qualquer outro programa usado por ai. Todos os verdadeiros profissionais pagam caro por seu equipamento que custa 20 vezes mais que um popular iphone. Os verdadeiros fotógrafos, estudaram horas e horas em uma sala de aula ou online ou até mesmo acompanhando outros profissionais afim de obter conhecimento para tal profissão.

Uma boa foto não depende do equipamento, mas sim do conhecimento e do campo de visão que todo fotógrafo tem bem treinado.

Um bom fotografo enxerga além do que os olhos podem ver; costumo dizer que temos uma lente ocular altamente focada e perceptível aos detalhes em nosso derredor. Conseguimos pegar simples imagens e transformar em altas paisagem não penas por um bom filtro, mas sim por ter um bom ângulo, iluminação e conjunto harmônico.

O conjunto harmônico é tudo em uma fotografia… Na fotografia não pode existir nenhum espaço vazio, tudo tem que encaixar, tudo tem que harmonicamente combinar, conversar; ter um contexto. Isso baseia-se em um conjunto de : plano de fundo, imagem e adereços ou detalhes.

Tudo tem que fazer sentido, e mesmo que não tenha sentido, tem que ter harmonia. Significado de Harmonia: Equilíbrio ou combinação entre elementos que ocasiona uma sensação agradável ou aprazível. Coerência.

A partir da definição não tem erro, só ser perceptível a tudo que temos a nosso volta e clicar!

Ah, e nada de desespero ou sair por aí clicando tudo que vê pela frente… Hellow?! Rss! Fica pra próxima essa.

Seja visionário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário