A Força do Senhor

“Então, Dalila fez dormir Sansão nos joelhos dela e, tendo chamado um homem, mandou rapar-lhe as sete tranças da cabeça; passou a subjugá-lo; e retirou-se dele a sua força.” 
(Juízes 16:19)

A cabeça de Sansão deveria estar no colo de Deus e não no de Dalila. Sansão foi desobediente, pois Dalila não pertencia ao povo de Deus e a Sua ordem era para que o Seu povo casasse com mulheres de Deus e não com estrangeiras, que criam e adoravam a outros deuses. Sansão quis fazer a sua própria vontade, e Deus não o impediu, pois Ele não impõe a Sua Vontade ou Visão a ninguém. Deus dá a Sua Visão aos que crêem, aos que assumem a sua fé, aos que, voluntariamente, sobem ao Altar! Então, quando Sansão tirou a sua atenção de Deus para colocar naquela mulher, ele estava a dizer que, para ele, ela tinha mais valor que Deus! Agora, Dalila dominava-o e a força abandonou Sansão.

“E disse ela: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão! Tendo ele despertado do seu sono, disse consigo mesmo: Sairei ainda esta vez como dantes e me livrarei…” (Juízes 16:20)

Agora, o diabo despertava Sansão por um único motivo, para humilhá-lo, para envergonhá-lo! E Dalila, a mesma que o fizera dormir, afligia-o com um problema. Mas, Sansão desconhecia que a sua força já o tinha abandonado, julgando, erradamente, que seria esta a salvá-lo, como acontecera tantas vezes no passado. Então, Sansão cometeu o erro de tirar os olhos de Deus e colocá-los na ‘carne’, ou seja, atribuir a sua força ou vitórias à sua própria capacidade e não a Deus. É certo, Deus tinha-lhe dado vitórias, mas através do Espírito Santo, que estava sobre ele e lhe dava forças para ele se defender, libertar o povo da opressão e mantê-lo salvo! Quando tiramos os olhos de Deus, colocamo-los, automaticamente, em outra coisa ou alguém se não for em nós mesmos!

“...porque ele não sabia ainda que já o SENHOR se tinha retirado dele..” (Juízes 16:20)

Este foi o erro fatal de Sansão. E quando é que isto acontece? Quando deixamos de vigiar a nós mesmos e passamos a vigiar os outros! Sansão preocupava-se mais em vigiar os seus inimigos do que a sua própria relação com Deus, tanto que ele nem percebeu quando Deus se retirou dele. Sim, Sansão não se apercebeu, pois ele estava muito ‘ocupado’, com duas coisas: Dalila e os inimigos!

Hoje, Dalila representa as fantasias, os prazeres da carne, as orgias, a pornografia… e os inimigos representam os problemas que todos nós enfrentamos! O Senhor Jesus não nos mentiu, na verdade, Ele disse que no mundo teríamos aflições, seríamos tentados porém, n’Ele e com o Seu Espírito, seríamos capazes de vencer tudo! E, se você não está a vencer, é certo que o Espírito Santo tem-lhe vindo a revelar que você já não está na fé como antes… lembre-se, o erro nunca está em Deus! Os alertas estão lá, porém, dá ouvidos quem quer ou está atento.
Bispo Júlio Freitas

Essa passagem é muito forte e nos leva a ficar vigilantes sobre nossa vida com Deus. Não desvie sua atenção, não se sobrepuje. Renove-se a cada dia, vivifique o Espírito do Senhor que há em ti, para que jamais você seja enganado e que quando precisar usar da sua força interior ela esteja lá para ajuda-lo a vencer. O Espírito Santo é PODER: não deixe esse poder retirar-se de ti por ilusões desse mundo.
* Senhor, jamais aparte o Teu Espírito de mim, antes disso, tende misericórdia de mim e me ajude a permanecer firme até o fim!

Cadê a minha Benção?

A oração, como ela deve ser realmente feita? Anteriormente falava sobre ter um compromisso para com Deus, ter respaldo e moral de chegar diante Dele para alcançar benevolência. Mas e você que diz: eu tenho um compromisso, eu ando em retidão, sou integro e fiel a Ele, mas mesmo assim não vejo sua glória em minha vida, ainda assim não vejo resposta as minhas suplicas?!

Pois bem... Vamos aos fatos, será onde está seu erro? Porque se não tem alcançado êxito no que tanto quer, com certeza tem algo de errado!

A bíblia diz: “...Nada tendes, porque não pedis; pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres..”(Tiago 4:3) Vamos aos poucos, está começando a ficar mais claro o porque de você não está alcançando o que tanto deseja e pede em oração a Deus? Pare e pense, como tem sido o seu pedido, como tem sido sua oração mediante ao que tanto quer?

Vou abrir dois tópicos: 1º(Você está pedindo errado-mal) – O que você vem pedindo está sendo bem exposto ao Senhor Jesus? É isso mesmo, como tem sido o seu clamor? Muitos oram, falam com Deus, mas não necessariamente expõem o que carregam no seu interior. E isto é um problema, pois, desta forma, não passa de religiosidade, em que a pessoa fala com Deus de forma mecânica, e não sincera. Você tem que ter intimidade com Deus; quando conversamos com um amigo sobre algo, não nos faltam palavras, não é um texto decorado ou uma redação já pronta, a conversa flui do nosso interior e assim também tem que ser com Deus. Se você tanto quer algo, explique-O detalhadamente, especifique, imagine em seu interior e exponha-o para Deus com as características certas(Provérbio 23:7), sabe que quando Deus nos pede algo Ele não nos pede qualquer coisa ou de qualquer maneira, Ele é certeiro, detalhista, pede e sabe bem oque está pedindo: quando ele pediu á Abraão, Ele lhe pediu Isaac / á Gideão, Ele não pediu qualquer boi, Ele pediu o segundo, o mais novo... Pegue isso para sua vida, quando for pedir algo a Deus em suas orações, seja sincero, tenha intimidade e seja específico nos mínimos detalhes sempre.
2º(Você só quer elevar seu ego) – Ou, o que tanto você vem pedindo, mesmo que seja detalhado, mesmo que você seja íntimo de Deus, o que você pede não seja para glorificar ao seu Nome e, é por isso que ainda não recebestes. Pois tudo que você tem levado em oração ao Senhor Jesus e pedido e cobrado não passa de capricho para engrandecer o seu “eu”, para esbanjar nos seus próprios prazeres como diz o versículo bíblico.

Reflita em sua vida, em seus benefícios e antes de tudo comece sua oração colocando sua vida nas mãos Dele, pedindo para que cumpra-se o querer Dele em sua vida e não o seu. Aí sim, peça com a consciência limpa nos mínimos detalhes a sua benção e sobretudo que através da mesma o nome do Rei dos Reis seja honrado e glorificado acima de tudo.

Na certeza - confiando e crendo!