Discípulo e Discipulador


Formar discípulos, uma tarefa nada fácil hoje em dia. As coisas de Cristo estão tão banalizadas, o povo está tão seguro de si, acha que não precisa servi a Deus, e até mesmo os que já “servem”, se acham auto-suficientes demais para serem discipulados por outros. Eu sou do tipo: ajudo quem quer minha ajuda, eu procuro uma vez, posso até procurar 2 ou 3, mas se não mostrar interesse, pra mim já era! Parto pra outra, não podemos perder tempo. Discipular é uma dádiva para todos aqueles que verdadeiramente nasceram de Deus, e ver quem quer ser discipulado é um prazer, ver aquele que quer algo sério, que quer algo a mais, que quer se por sem reservas na condição de servo do Senhor e é humilde a tal ponto de ser aconselhado e ajudado por outro que ele mesmo julga ter mais experiencia para lhe ensinar.

Em meio a isso, eu tenho algo a contar sobre uma pessoa, uma discípula minha, internacionalmente falando, ela se chama Cleonice Palloma de Luca, ela mora na Europa.

- Conheci a Cleo de uma forma meio estranha, em meio a um bate papo na então “Comunidade Universal”, entre amigos conversávamos normalmente, até que em um certo momento, nos apareceu a Cleo, totalmente desesperada, pelas palavras de aflição me parecia bem perturbada de espírito, sem saber oque fazer, pensando creio eu até em dar cabo da sua própria vida. Entre vários obreiros e pastores que ali se encontravam, ficamos confesso que meio confusos, pensando ser alguém nos caçoando, brincando ou coisa do tipo, mas como estamos sempre prontos a ajudar, muitos chegaram a conversar com ela, tentando acalma-la e tudo mais. Eu já estava com os nervos a flor da pele só observando e ninguém dava jeito nela.. kk. Me revoltei!! Abri o inbox, chamei-a no reservado e rasguei o verbo, perguntei o que realmente estava se passando ou se ela estava ali fazendo um showzinho barato, e então ela se abriu para mim, me contou os seus tantos problemas no momento e eu me dispus a ajuda-la.

E assim então começou uma nova etapa, tanto para ela, tanto para mim, pois a guerra era tremenda, ela conhecia a igreja somente pela tv, pois onde ela morava não tinha nenhum Templo próximo. E ai? Como fazer? Confesso que por alguns meses eu fui a igreja dela, eu fui o pastor, eu fui a obreira, eu na verdade fui a amiga que levava consolo atravez do que em mim habita que é o Espírito do Senhor Deus... Creio que muitos foram falar com ela no seu momento de aflição, mas o Senhor confiou a vida e a alma dela em minhas mãos. Guiada pelo Espirito Santo, eu a ensinei a orar, a buscar direção, a lutar contra os problemas em Deus, a buscas auxilio na bíblia sagrada que inúmeras vezes eu pegava trechos, versículos e transmitia a ela, e explicava, e a fazia entender, orava por ela, fazia propósito de libertação em prol dela e etc... E assim foi até abrir um mine Templo próximo a sua localidade e daí ela começar a freqüentar, já com uma base, já aliviada da sobrecarga que ela carregara um dia.

E hoje, me alegro em dizer que essa mulher está livre, essa minha discípula a distancia está firme com Jesus, lutas e problemas todos nós temos ela também tem, mas hoje em dia ela sabe resolve-los e enfrenta-los de cabeça erguida firme no Senhor Jesus. Hoje ela é uma auxiliadora no Cenáculo em que congrega, faz papel de tia da EBI, é uma evangelista e tradutora ativa das reuniões. Tudo isso porque ela se colocou a disposição de aprender, de mudar de vida, e se entregou sem reservas, confiou em uma pessoa que ela nem conhecia e digo que nem tinha o porque de confiar, pois eu sou bem mais nova que ela e aparentemente não tinha nada para passa-la, mas mesmo assim ela creu e Deus viu a sinceridade do seu coração e a do meu em querer verdadeiramente ajuda-la, e assim Ele nos honro e está nos honrando até hoje. O Discipulador tem prazer em fazer nascer, é como uma mãe gerando o seu filho no ventre e quando ela ver nascer o sorriso se abre fácil.

Quem é salvo tem prazer em Salvar, ensinar e discipular é para aqueles que crêem e sabem o poder que o nosso Deus tem em transformar. Mas para isso tudo, antes de ensinarmos e termos a capacidade de fazer, nós temos que SER. ___ (Isaías 61)

~ É grande mais vale a pena conferir, história de uma vida real ~

PorQue??


Tem uma tal fase que a criança pergunta sobre tudo, parece que a única palavra que elas tem na boca é “porque”, e porque disso e porque daquilo, e é pergunta em cima de pergunta, quando você cai em si, só tem (????). Haaha', confesso que hoje eu estava bem assim.

Mulher tem todas as fases né, meio que como a lua, se a gente não vigiar, aiai, sai por ai só falando bobagem, são os momentos tensos, que nos deixam com os nervos a flor da pele, uma pilha só; são os momentos bobos que nos deixam, sensíveis e choronas e tem os momentos chatos. Pelo menos eu tenho todos esses momentos bem detalhadinho. Hoje eu tava muito chatinha, mais que o normal, e pior, se não bastasse isso, eu estava complementando com o momento bobo, tava aquela coisa boba chata que ninguém agüenta, criançona de 5anos de idade... kk

Acho que hoje, na parte da manhã a palavra que mais saiu da minha boca foi “PORQUE”, respectivamente acompanhados de mil pontos de interrogação(???).. O óh, confesso!!

Até, que chegou uma hora que pararam de me responder, ai eu parei e pensei, “que chata que eu to hoje”.... Meu Deus!! Me toquei e parei. Porque tem certas coisas que não adianta sairmos por ai como loucas, perguntando e indagando Deus e o mundo, cobrando respostas. Nossa vida nada mais é que, conseqüência de nós mesmos. Teremos as respostas no tempo certo e sem muitas cobrança. Para receber temos que dar, e se dermos chatices e cobranças, não vamos receber outra coisa além disso.

Eu tenho uma filosofia que diz, que quando a gente quer muito uma coisa ela nunca acontece, porque demostra nossa ansiedade pela mesma. Para termos as respostas certas, temos que “esquecer”, deixar de nos preocupar, não perguntar, não esquentar a cabeça e deixar rolar, não é que vc vai cruzar os braços e esperar cair do céu, vc vai até agir, mas em silêncio, e com sabedoria, nada de sair por ai como uma matraca, perturbando o juízo alheio como uma criancinha. Ponha sua cabeça no lugar, se tiver alguma dúvida, pergunte a si mesma, tente se responder e observe o teor da futilidade usada antes de abrir a sua boca. #pensenisso
 

- O que guarda a sua boca conserva a sua alma, mas o que abre muito os seus lábios se destrói.
(Pv 13:3)


“Espera no Senhor teu Deus, confia nele e o mais Ele fará”

Insignificância

Vai entender né, tem dias que são exaustivos de tanto que a gente trabalha, de acordar cedo e ficar até tarde na ativa, porém há aquele dia que vc acorda tarde, não faz nada o dia inteiro e a fadiga consegue ser maior do que de um dia de trabalho. É, estou nesse dia hoje, dia de acordar tarde, de não querer levantar da cama, de não fazer nada o dia todo, dia de reflexão, e pensar cansa viu?! Olha, meu Deus do céu, e como cansa! Kk ... Estou no dia de “jiboiar”.

Hoje acordei com uma preguiça, mas cedinho, fui presentear uma pessoa, mesmo que com singelas palavras, demostrei o que se passava de verdadeiro dentro de mim, mas as vezes nos tornamos tão insignificantes que nada que fazemos chama a atenção de alguém, que o que fazemos não causa impacto, não surte efeito, não tem valor, isso corta o coração.

Será que é difícil observar as qualidades, crer de verdade, agradecer a altura, e retribuir? É, eu acho que é bem difícil, hoje em dia as coisas estão perdendo o seu devido valor. Eu sou á moda antiga, posso não gostar de receber flores, mas adoro ser surpreendida, mesmo que a surpresa venha de mãos vazias, mais se o coração estiver disposto, a alma aberta e o amor verdadeiro, vale mais que qualquer coisa existente nesse mundo.

Gostaria apenas de receber afago, de poder ter o carinho, de poder tocar, de sentir, de apalpar, de abraçar e sorrir aquele sorriso bobo, sem mesmo nem tem o que falar... Coisas desse tipo, queria que pudessem reconhecer a minha sinceridade, a minha dedicação, a minha renuncia e sacrifico, de querer e lutar por algo tão sobrenatural. Mas eu aprendi a dar, a plantar, semear, me lançar e não ter medo ou esperar algo em troca de imediato, aprendi 'ser', porque eu sendo, terei a capacidade de 'ter' e isso é o que me importa, ter e preservar ao longo da minha vida.

Pedindo direção a Deus em minha oração, Ele me disse que: “A história é Ele quem escreve e tudo já está programado desdo dia em que ainda estávamos no ventre, mas o rumo dela nós é quem decidimos, pois somos nós que inserimos os pontos, virgulas, parágrafos e etc. O contexto Ele planeja, a conclusão nós decidimos qual será.”