Disfarce e Consequência

“Naquele tempo, adoeceu Abias, filho de Jeroboão. Disse este a sua mulher: Dispõe-te, agora, e disfarça-te, para que não conheçam que és mulher de Jeroboão; e vai a Siló. Eis que lá está o profeta Aías, o qual a meu respeito disse que eu seria rei sobre este povo. Leva contigo dez pães, bolos e uma botija de mel e vai ter com ele; ele te dirá o que há de suceder a este menino. A mulher de Jeroboão assim o fez; levantou-se, foi a Siló e entrou na casa de Aías; Aías já não podia ver, porque os seus olhos já se tinham escurecido, por causa da sua velhice. Porém o SENHOR disse a Aías: Eis que a mulher de Jeroboão vem consultar-te sobre seu filho, que está doente. Assim e assim lhe falarás, porque, ao entrar, fingirá ser outra. Ouvindo Aías o ruído de seus pés, quando ela entrava pela porta, disse: Entra, mulher de Jeroboão; por que finges assim? Pois estou encarregado de te dizer duras novas... Tu, pois, dispõe-te e vai para tua casa; quando puseres os pés na cidade, o menino morrerá.”
(I Reis 14:1-6, 12)

Essa foi a palavra do culto de domingo de manhã na igreja, e, realmente nos leva a pensar e refletir em nossas vidas e no nosso dia a dia perante esse mundo. Qual tem sido a sua fé? Qual tem sido suas atitudes diante dos seus amigos, parentes e etc? Qual?

Será que sua vida não tem sido assim como a mulher de Jeroboão – uma farsa, uma mentira – vivendo perante a igreja uma vida santa, com boas condutas e pose de bom moço, mas quando saí ao mundo manifesta algo totalmente contrário; veste sua máscara e sai por aí disfarçado, mostra aquilo que não é, professa uma fé que não vive, vota ou oferece algo ou algum valor a Deus e não paga. Será que sua vida não tem sido assim?

Pense... Olha a conduta de Jeroboão, olha a que ponto ele chegou a mandar sua mulher fazer – uma rainha, ir pedir ajuda ao profeta, vestida de engano – creio que mal-trapilha e levando uma oferta de mendigaria(pães, bolos e mel). Será que isso era realmente uma oferta digna para uma rainha oferecer? Obvio que não, isso para ela e para Jeroboão não era nada. Mas oque eles esqueceram-se é que com Deus não tem fingimento, e, Deus é tão bom que o profeta por causa de sua velhice já se encontrava cego, não enxergava mais e pelos olhos físicos não poderia reconhecer de fato a rainha, mas dos olhos do Senhor nada há escondido, oculto e disfarçado que não seja revelado. E quando o profeta ouviu os seus passos, ele já a revelara assim como o Senhor o havia ordenado, e por causa de toda farsa e desobediência ao invés dela receber BOAS NOVAS – ela recebera DURAS NOVAS ou seja más noticias: o seu filho morreria assim que ela retornasse a sua cidade. O que deveria ser benção, se houvesse despojamento, renuncia, obediência e caráter; virou a ser uma maldição e dela seus frutos.

Reflita nisso, e vasculhe sua vida e suas atitudes para ver se você não tem vivido ou vivenciado alguma farsa aos olhos de Deus, porque meu amigo com Deus não se brinca. Os olhos do Senhor passeiam por toda terra e procura os fiéis para que tenham boas novas – bençãos sem medida, mas se não houver sinceridade as duras novas virão e até aquilo que você pensara ter, lhe será tirado, por desobediência o diabo encontra brecha para agir em sua vida. Por isso seja fiel e verdadeiro até o fim.

Na certeza!

O Milagre Novo

Em meio as muitas leituras que fiz durante a semana, algo me chamou atenção pois constava em dois lugares distintos. Apesar de já ter lido e relido sobre a mesma coisa várias vezes na vida, Deus me despertou! Só sei que já voltei a procurar nos lugares onde eu havia lido e não encontro mais, mas escreverei com base bíblica e tentarei transmitir o Espírito revelado a mim.

“Aconteceu que certa mulher, que, havia doze anos, vinha sofrendo de uma hemorragia e muito padecera à mão de vários médicos, tendo despendido tudo quanto possuía, sem, contudo, nada aproveitar, antes, pelo contrário, indo a pior, tendo ouvido a fama de Jesus, vindo por trás dele, por entre a multidão, tocou-lhe a veste. Porque, dizia: Se eu apenas lhe tocar as vestes, ficarei curada. E logo se lhe estancou a hemorragia, e sentiu no corpo estar curada do seu flagelo. Jesus, reconhecendo imediatamente que dele saíra poder, virando-se no meio da multidão, perguntou: Quem me tocou nas vestes? Responderam-lhe seus discípulos: Vês que a multidão te aperta e dizes: Quem me tocou? Ele, porém, olhava ao redor para ver quem fizera isto.(Contudo, Jesus insistiu: Alguém me tocou, porque senti que de mim saiu poder.) Então, a mulher, atemorizada e tremendo, cônscia do que nela se operara, veio, prostrou-se diante dele e declarou-lhe toda a verdade. E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou..” (Marcos 5:25-34)

Vamos aos estágios em que ela se encontrava:

1º – Sofrimento: Uma mulher sem nome, sem definição de idade ou aparência física. Uma mulher que marcada pelo sofrimento vivia atônita, em grande desespero. Em seu corpo habitava uma enfermidade que a debilitava e a marcava em dose dupla; na alma e no corpo. Impura pela Lei judaica, sozinha, lutando contra o mal a conduzia para um abismo, para uma caverna interior.

2º – Seu Caráter : Uma mulher que vivendo humilhada obteve um renovo ao ouvir a fama de Jesus. Sua enfermidade a conduzia para uma conduta de incertezas e medos. Mas quando ela ouviu falar de Jesus, não pensou, não planejou, não mediu conseqüências. Esta mulher nos mostra e nos dá um testemunho do caráter que devemos ter. O caráter demonstrado em atitudes.

3º – Solidão: Esta mulher vivia em uma sociedade onde o período menstrual era considerado impuro. Imagine a sua solidão por estar há doze anos sangrando, enferma e ainda mais sendo considerada impura. Mas quando procuramos ao Senhor toda solidão é retirada.

4º – A Esperança: Quando a mulher ouviu falar de Jesus, começou a ser gerado em seu interior a esperança de que se apenas tocasse no seu manto ficaria curada.

5º – A Perseverança: Esta mulher tentou de tudo, gastou com médicos e remédios . Enquanto tentava e gastava todas as suas economias, nada mudava, continuava sangrando. Mesmo enfraquecida no seu corpo em sua alma sofrida, mesmo assim perseverava em não desistir. A perseverança testificada em seus doze anos de sofrimento buscando sua cura resultou em uma ATITUDE, declarou que em apenas um toque, ficaria curada. Sua perseverança resultou em vitória.

6º – A Ousadia: Muitas vezes nós ficamos só no pensamento; e pensamentos muitas vezes são contrários a vontade de Deus. Esta mulher pensou e tomou uma atitude ousada, ela foi até Jesus e o tocou. Seja ousado, levante-se, tome uma posição!

7º – A Alegria: A mulher que antes era sofrida agora vivendo a cura e com receio de se identificar, pois era conhecida como uma mulher impura. A atitude de Jesus em insistir em quem lhe tocou, demonstra o Seu amor e o Seu cuidado. Esta mulher precisava ser vista por todos não mais como a mulher com hemorragia, mas a mulher que com apenas um toque havia sido curada instantaneamente. A cura da rejeição. Sua cura precisava ser testificada e esta atitude do Senhor Jesus a alegrou.

- Conclusão: Jesus está esperando que toquemos em suas vestes. Não importa a multidão. Basta agirmos com fé, que na hora o milagre acontece. A última esperança daquela mulher era Jesus. Você já depositou a sua última esperança nas mãos Dele? A mulher do fluxo de sangue estava sem forças. Saiba que Deus conhece as nossas fraquezas. Ele até diminui o passo, muitas vezes, para que o alcancemos.

Dá tempo de deixar para trás velhos costumes e se lançar com toda fé diante de Deus. De tocar em suas vestes e só sair de lá com a bênção. É só deixar os traumas, os medos, esquecer um pouco a opinião alheia e agir, tomar atitude com toda a força. E que essa atitude venha causar em você impacto a ponto de você pensar – apenas um toque resolverá meu problema – que doa, que seja difícil, mas que garanta a resposta.

E que assim como aquela mulher, você também possa ouvir: “... Filha, a tua fé te salvou...”
Tire virtude de Deus, chame a Sua atenção em meio a multidão – sabemos que muitos são os que pedem e intercedem – faça a diferença, e alcance a benevolência do REI.