Disfarce e Consequência

“Naquele tempo, adoeceu Abias, filho de Jeroboão. Disse este a sua mulher: Dispõe-te, agora, e disfarça-te, para que não conheçam que és mulher de Jeroboão; e vai a Siló. Eis que lá está o profeta Aías, o qual a meu respeito disse que eu seria rei sobre este povo. Leva contigo dez pães, bolos e uma botija de mel e vai ter com ele; ele te dirá o que há de suceder a este menino. A mulher de Jeroboão assim o fez; levantou-se, foi a Siló e entrou na casa de Aías; Aías já não podia ver, porque os seus olhos já se tinham escurecido, por causa da sua velhice. Porém o SENHOR disse a Aías: Eis que a mulher de Jeroboão vem consultar-te sobre seu filho, que está doente. Assim e assim lhe falarás, porque, ao entrar, fingirá ser outra. Ouvindo Aías o ruído de seus pés, quando ela entrava pela porta, disse: Entra, mulher de Jeroboão; por que finges assim? Pois estou encarregado de te dizer duras novas... Tu, pois, dispõe-te e vai para tua casa; quando puseres os pés na cidade, o menino morrerá.”
(I Reis 14:1-6, 12)

Essa foi a palavra do culto de domingo de manhã na igreja, e, realmente nos leva a pensar e refletir em nossas vidas e no nosso dia a dia perante esse mundo. Qual tem sido a sua fé? Qual tem sido suas atitudes diante dos seus amigos, parentes e etc? Qual?

Será que sua vida não tem sido assim como a mulher de Jeroboão – uma farsa, uma mentira – vivendo perante a igreja uma vida santa, com boas condutas e pose de bom moço, mas quando saí ao mundo manifesta algo totalmente contrário; veste sua máscara e sai por aí disfarçado, mostra aquilo que não é, professa uma fé que não vive, vota ou oferece algo ou algum valor a Deus e não paga. Será que sua vida não tem sido assim?

Pense... Olha a conduta de Jeroboão, olha a que ponto ele chegou a mandar sua mulher fazer – uma rainha, ir pedir ajuda ao profeta, vestida de engano – creio que mal-trapilha e levando uma oferta de mendigaria(pães, bolos e mel). Será que isso era realmente uma oferta digna para uma rainha oferecer? Obvio que não, isso para ela e para Jeroboão não era nada. Mas oque eles esqueceram-se é que com Deus não tem fingimento, e, Deus é tão bom que o profeta por causa de sua velhice já se encontrava cego, não enxergava mais e pelos olhos físicos não poderia reconhecer de fato a rainha, mas dos olhos do Senhor nada há escondido, oculto e disfarçado que não seja revelado. E quando o profeta ouviu os seus passos, ele já a revelara assim como o Senhor o havia ordenado, e por causa de toda farsa e desobediência ao invés dela receber BOAS NOVAS – ela recebera DURAS NOVAS ou seja más noticias: o seu filho morreria assim que ela retornasse a sua cidade. O que deveria ser benção, se houvesse despojamento, renuncia, obediência e caráter; virou a ser uma maldição e dela seus frutos.

Reflita nisso, e vasculhe sua vida e suas atitudes para ver se você não tem vivido ou vivenciado alguma farsa aos olhos de Deus, porque meu amigo com Deus não se brinca. Os olhos do Senhor passeiam por toda terra e procura os fiéis para que tenham boas novas – bençãos sem medida, mas se não houver sinceridade as duras novas virão e até aquilo que você pensara ter, lhe será tirado, por desobediência o diabo encontra brecha para agir em sua vida. Por isso seja fiel e verdadeiro até o fim.

Na certeza!

Nenhum comentário:

Postar um comentário