A Força do Senhor

“Então, Dalila fez dormir Sansão nos joelhos dela e, tendo chamado um homem, mandou rapar-lhe as sete tranças da cabeça; passou a subjugá-lo; e retirou-se dele a sua força.” 
(Juízes 16:19)

A cabeça de Sansão deveria estar no colo de Deus e não no de Dalila. Sansão foi desobediente, pois Dalila não pertencia ao povo de Deus e a Sua ordem era para que o Seu povo casasse com mulheres de Deus e não com estrangeiras, que criam e adoravam a outros deuses. Sansão quis fazer a sua própria vontade, e Deus não o impediu, pois Ele não impõe a Sua Vontade ou Visão a ninguém. Deus dá a Sua Visão aos que crêem, aos que assumem a sua fé, aos que, voluntariamente, sobem ao Altar! Então, quando Sansão tirou a sua atenção de Deus para colocar naquela mulher, ele estava a dizer que, para ele, ela tinha mais valor que Deus! Agora, Dalila dominava-o e a força abandonou Sansão.

“E disse ela: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão! Tendo ele despertado do seu sono, disse consigo mesmo: Sairei ainda esta vez como dantes e me livrarei…” (Juízes 16:20)

Agora, o diabo despertava Sansão por um único motivo, para humilhá-lo, para envergonhá-lo! E Dalila, a mesma que o fizera dormir, afligia-o com um problema. Mas, Sansão desconhecia que a sua força já o tinha abandonado, julgando, erradamente, que seria esta a salvá-lo, como acontecera tantas vezes no passado. Então, Sansão cometeu o erro de tirar os olhos de Deus e colocá-los na ‘carne’, ou seja, atribuir a sua força ou vitórias à sua própria capacidade e não a Deus. É certo, Deus tinha-lhe dado vitórias, mas através do Espírito Santo, que estava sobre ele e lhe dava forças para ele se defender, libertar o povo da opressão e mantê-lo salvo! Quando tiramos os olhos de Deus, colocamo-los, automaticamente, em outra coisa ou alguém se não for em nós mesmos!

“...porque ele não sabia ainda que já o SENHOR se tinha retirado dele..” (Juízes 16:20)

Este foi o erro fatal de Sansão. E quando é que isto acontece? Quando deixamos de vigiar a nós mesmos e passamos a vigiar os outros! Sansão preocupava-se mais em vigiar os seus inimigos do que a sua própria relação com Deus, tanto que ele nem percebeu quando Deus se retirou dele. Sim, Sansão não se apercebeu, pois ele estava muito ‘ocupado’, com duas coisas: Dalila e os inimigos!

Hoje, Dalila representa as fantasias, os prazeres da carne, as orgias, a pornografia… e os inimigos representam os problemas que todos nós enfrentamos! O Senhor Jesus não nos mentiu, na verdade, Ele disse que no mundo teríamos aflições, seríamos tentados porém, n’Ele e com o Seu Espírito, seríamos capazes de vencer tudo! E, se você não está a vencer, é certo que o Espírito Santo tem-lhe vindo a revelar que você já não está na fé como antes… lembre-se, o erro nunca está em Deus! Os alertas estão lá, porém, dá ouvidos quem quer ou está atento.
Bispo Júlio Freitas

Essa passagem é muito forte e nos leva a ficar vigilantes sobre nossa vida com Deus. Não desvie sua atenção, não se sobrepuje. Renove-se a cada dia, vivifique o Espírito do Senhor que há em ti, para que jamais você seja enganado e que quando precisar usar da sua força interior ela esteja lá para ajuda-lo a vencer. O Espírito Santo é PODER: não deixe esse poder retirar-se de ti por ilusões desse mundo.
* Senhor, jamais aparte o Teu Espírito de mim, antes disso, tende misericórdia de mim e me ajude a permanecer firme até o fim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário